Docentes
Linha de pesquisa 1
Linguagens, representações e produção de sentidos
Trata das formas de produção de sentido e construção de identidade e memória social, decorrentes da relação entre os diferentes agentes sociais e os discursos midiáticos em distintos suportes. Organiza-se em torno de pesquisas sobre linguagem, discurso, representação e consumo no cotidiano das práticas midiáticas com ênfase em questões culturais, sociais e estéticas.
Alexandre Farbiarz
Flavia Clemente de Souza
Grupo de Pesquisa:
COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL E SUAS INTERFACESMULTIS
E-mail:
flaviaclemente@id.uff.br
Linha de pesquisa 2
Políticas, discursos e sociedade
Analisa as construções discursivas e os processos midiáticos no contexto das relações de poder observáveis em diversas práticas sociais da vida cotidiana. Organiza-se em torno de pesquisas sobre os processos hegemônicos, contra-hegemônicos e não-hegemônicos da comunicação midiatizada, com ênfase nas questões social, cultural e nas interfaces da comunicação com o local, o regional e o global.
Carla Baiense Felix
Pós-doutorandos
Desde 2013 o PPGMC passou a integrar o Programa Nacional de Pós doutoramento da CAPES (PNPD), regido pela Portaria CAPES n° 86 de 03 de julho de 2013 e também tem recebido candidatos interessados em fazer seu Pós-Doutoramento em Mídia e Cotidiano.
O pesquisador que ingressa pelo PNPD tem direito a uma bolsa e é selecionado por Edital específico. Já o investigador, que após a conclusão do seu doutorado, queira participar do Estágio de Pós-Doutoramento no Programa, deve entrar em contato com a Secretaria do PPGMC por e-mail (pmc.ega@id.uff.br), que informará todos os documentos e procedimentos necessários.
Em andamento
Concluídos
Grupos de Pesquisa
Os grupos de pesquisa são espaços de troca entre professores, pesquisadores e discentes em torno de atividades de pesquisa que transversalizam projetos de dissertações e teses desenvolvidas pelas(os) estudantes, fortalecendo interações e expandido possibilidades de atuação.
Comunicação Institucional e suas interfaces
O grupo de pesquisas sobre Comunicação Institucional e suas interfaces se volta para a análise das formas de apropriação das plataformas digitais pela comunicação proveniente das instituições, seja ela advinda do Marketing, da comunicação direta com stakeholders ou ainda das interfaces utilizadas pelas Assessorias de Imprensa.
Líder: Flávia Clemente de Souza
Linhas de pesquisa:
- Comunicação e Memória Institucional
- Linguagens, representações e produção de sentidos
- Metodologias de análise para pesquisas no campo da comunicação institucional
educ@midia.com
Interessa-nos discutir a relação da Comunicação e da Educação atravessadas pelo espectro da cotidianidade, focado na construção de um território de experiências e conhecimentos pautados pela interdisciplinaridade, inclusive os novos paradigmas propostos pelo campo da Educomunicação e Mídia Educação. Envolve ainda a discussão sobre o letramento midiático e o papel dos agentes formadores no processo de midiatização social, entendido como um processo discursivo, e os debates articulados pela intersecção das linguagens e práticas midiáticas em diálogo com a Educação formal e informal, sendo estas sempre percebidas enquanto processos de construção crítica da sociedade.
Líder: Alexandre Farbiarz
Linhas de Pesquisa:
- Estudos de Cibercultura e Comunicação em Meios Digitais
- Estudos em Mídia e Educação
Acesse: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2059206105821797
Emerge
O EMERGE – Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência – é um grupo de pesquisa formado junto ao Curso de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, em março de 2005, que realiza projetos de ensino, pesquisa e extensão fomentadores de debates, articulações e encontros direcionados a grupos e organizações sociais e acadêmicas, interessados na implementação de processos comunicacionais em suas atividades, permitindo consolidar formas interativas e compartilhadas de atuação. No que tange à área da Comunicação, trata-se de conceber processos comunicacionais emergentes, capazes de se apropriar socialmente das tecnologias de informação e comunicação, aproveitando-se de espaços disponíveis e a se conquistar, no sentido de afirmar a comunicação democrática como um direito humano.
Líder: Adilson Vaz Cabral Filho
Docentes Integrantes (PPGMC): Adilson Vaz Cabral, Marco André Feldman Schneider e Andrea Meyer Landulpho Medrado.
Linhas de Pesquisa:
- Política e Regulação da Comunicação
- Processos Comunicacionais Emergentes
Acesse: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5201086980404979
LACCOPS
O LACCOPS – Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social é parte do INPECC e é vinculado ao PPGMC-UFF. O objetivo geral é o fortalecimento da Comunicação Comunitária e tem como eixo estruturante, o aprofundamento da compreensão da Publicidade Social e da Publicidade Comunitária, no sentido epistemológico e empírico. Organiza-se, portanto, em torno de pesquisas sobre os processos hegemônicos, contra-hegemônicos e não-hegemônicos da comunicação midiatizada e comunitária. Com base na pesquisa teórica, na pesquisa-ação e na observação participante, se dedica a investigar,identificar, observar e mapear áreas ainda pouco exploradas como o audiovisual e mídia alternativa como possibilidade estratégica na perspectiva da inovação da Comunicação Social. A equipe é composta por professores internos e externos e alunos de graduação e de pós-graduação da UFF, dentre outras. Está em fase de consolidação de 4 linhas de pesquisa: Comunicação Comunitária e construção da Cidadania; Investigação de métodos quali-quantitativos aplicados à Publicidade Social e Consumo Cotidiano;Produção de resistência através de recursos audiovisuais e de imagens móveis; Publicidade Social e Publicidade Comunitária.
Líder: Patrícia Saldanha
Docente Integrante (PPGMC): Pablo Nabarrete Bastos
Linhas de Pesquisa:
- Comunicação Comunitária e construção da Cidadania
- Investigação de métodos quali-quantitativos aplicados à Publicidade Social e Consumo Cotidiano
- Produção de resistência através de recursos audiovisuais e de imagens móveis
- Publicidade Social e Publicidade Comunitária
Acesse: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5614753341948402
Mídias, redes e jovens: usos e apropriações em contextos digitais
A mudança no ambiente comunicacional, assistida nos últimos anos, não pode ser reduzida apenas a um fenômeno tecnológico ou mercadológico, mas deve ser compreendida num contexto mais amplo de mudança nas relações entre produtores e consumidores de notícias, que se manifesta, com maior intensidade entre a parcela jovem da população, em fenômenos que podem ser analisados a partir do relacionamento entre Jornalismo e Mobilidade. O grupo se propõe a estudar tais fenômenos e suas consequências sócio-culturais, bem como seus impactos mercadológicos. A partir de pesquisas e discussões, pretendemos mapear alguns destes fenômenos em ambientes específicos, partindo dos usos e apropriações midiáticas da juventude, uma vez que entendemos a transformação também através de uma perspectiva geracional e local. Pretendemos, ainda, estudar de que forma os jovens são apropriados pela mídia e quais as consequências dessas representações.
Líder: Carla Baiense
Docentes Integrantes (PPGMC): Flávia Clemente
Linhas de Pesquisa:
- Jornalismo e Mobilidade
- Mídia e Representação
Acesse: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1407134840100005
MULTIS
O MULTIS – Núcleo de Estudos e Experimentações do Audiovisual e Multimídia tem por objetivo a pesquisa e produção do audiovisual enquanto processo e constituição narrativa no cenário das práticas comunicacionais contemporâneas, dinamizadas pela convergência midiática e atravessada por seus entrelaçamentos nas mídias digitais. Sob esta perspectiva, suas pesquisas têm como “objeto”, não só o audiovisual enquanto linguagem, mas também sua “participação” e “impacto” nas diversas mídias – particularmente as redes sociais – e na constituição cotidiana dos imaginários e narrativas que estruturam a sociedade contemporânea.
Líderes: Denise Tavares e Renata Rezende
Docentes Integrantes (PPGMC): Ana Paula Goulart de Andrade e Michele Pucarelli
Linhas de Pesquisa:
- Audiovisual de não-ficção: subgêneros e interdisciplinaridades
- Audiovisual e Divulgação Científica
- Audiovisual e Multimídia: memória e narrativas em contextos ciberculturais
Acesse: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0778082637584126
NECEERS
O NECEERS – Núcleo de Estudos em Comunicação e Educação, Etnografia e Representações Sociais – desenvolve projetos de pesquisa, ensino, extensão e inovação na área da Educação em articulação com temas contemporâneos do campo da Comunicação, na interface dos estudos de mídia e cotidiano. Atua junto à Educação Básica mediante abordagem etnográfica de pesquisa. Pesquisa sobre cibercultura, mídias digitais e suas interfaces com o cotidiano e a escola, tendo como foco a perspectiva do estudante. Sua linha epistemológica tem como base a Teoria das Representações Sociais, os estudos de Paulo Freire, Erving Goffman, Pierre Lévy e Douglas Kellner. O grupo busca a criação de redes de saber com universidades nacionais e internacionais. Articula-se, atualmente, ao Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE).
Líder: Walcéa Barreto Alves
Linhas de Pesquisa:
- Contemporaneidade, Educação, Etnografia e Representações Sociais
- Educação e Representações Sociais
- Educação, Comunicação, Mídia e Cotidiano
Tempos: Temporalidade dos Meios Comunicacionais, Linguagem e Cotidiano
A pesquisa sobre a temporalidade dos meios comunicacionais situa-se no cerne das injunções entre as condições técnicas dos meios, com suas diferentes formas de materialidade midiática, e os projetos que envolvem as temporalidades que atuam no cotidiano, inclusive como forma de controle social. Os usos linguísticos (em formas escritas, visuais, sonoras) que perpassam a relação entre eles são determinantes para o estabelecimento de proposições para as disputas por autonomia e autoridade pelos agentes implicados. A partir dessa perspectiva geral, abrem-se diferentes linhas de pesquisa.
Líder: Rachel Bertol Domingues
Docente Integrante (PPGMC): Adriana Barsotti
Linhas de Pesquisa:
- Mídias e redes discursivas
- Temporalidades do cotidiano
- Práticas e teorias jornalísticas
- História da imprensa e circuitos editoriais