Cursos
Processo Seletivo
Mestrado 2025
FORMULÁRIOS DA PRIMEIRA FASE DE INSCRIÇÃO
Abaixo estão os formulários que integram a primeira fase da inscrição, sendo que o Formulário de Interposição de Recurso é válido para todo o Processo Seletivo. Importante lembrar que, além dos Formulários, há outros documentos para cada fase. Então, é essencial LER O EDITAL COMPLETO e cumprir o que lá está indicado na ETAPA DE INSCRIÇÃO.
- Formulário de Inscrição
- Formulário de Interposição de Recursos
- Dispensa de Prova de Lígua Estrangeira
- Formulário de Autodeclaração de Cor e Etnia
FORMULÁRIOS DA SEGUNDA FASE DE INSCRIÇÃO
* Caso não consiga baixar os arquivos, veja como desbloquear a “identificação de site não seguro” no seu navegador.
Processo Seletivo
Doutorado 2025
FORMULÁRIOS DA PRIMEIRA FASE DE INSCRIÇÃO
Abaixo estão os formulários que integram a primeira fase da inscrição, sendo que o Formulário de Interposição de Recurso é válido para todo o Processo Seletivo. Importante lembrar que, além dos Formulários, há outros documentos para cada fase. Então, é essencial LER O EDITAL COMPLETO e cumprir o que lá está indicado na ETAPA DE INSCRIÇÃO.
- Formulário de Inscrição
- Formulário de Interposição de Recursos
- Dispensa de Prova de Lígua Estrangeira
- Formulário de Autodeclaração de Cor e Etnia
FORMULÁRIOS DA SEGUNDA FASE DE INSCRIÇÃO
* Caso não consiga baixar os arquivos, veja como desbloquear a “identificação de site não seguro” no seu navegador.
Cursos
Os cursos de Mestrado e de Doutorado em Mídia e Cotidiano se propõem a desenvolver pesquisas que explorem as diversas relações entre Mídia e Cotidiano, considerando “mídia” como todos os suportes e aparatos tecnológicos e institucionais utilizados para mediações discursivas; e, “cotidiano”, como o ambiente espaço-temporal em que se processam as representações, as disputas e as transformações sociais.
Do ponto de vista epistemológico, o Programa privilegia as perspectivas crítica e dialética na análise das interações midiatizadas dos sujeitos e das coletividades. Esta abordagem vai além do senso comum e da aparente banalidade da vida cotidiana, que pode ser compreendida e transformada.
Assim, o PPGMC, nos diversos projetos de investigação que desenvolve, busca ter como fio condutor o olhar sobre os acontecimentos e dinâmicas dos processos de produção midiática em suas distintas relações com a sociedade e a cultura.
INGRESSO
O ingresso no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano é anual e as etapas do Processo Seletivo acontecem no segundo semestre, sendo que o período de inscrição ocorre, normalmente, entre os meses de junho e agosto, em duas etapas, conforme especificado nos editais de seleção para o Mestrado e Doutorado.
Para “Ao todo, o Programa oferece 20 vagas para o Mestrado sendo que destas há reserva de vagas para docentes do Ensino Básico Público, para pessoas com deficiência e cota étnico racial. Caso as cotas não sejam preenchidas, com exceção das vagas PCD, as vagas são revertidas para outros candidatos. Já para o Doutorado são 12 vagas, sendo reservadas vagas para docentes do Ensino Público Básico e para cota étnico-racial e para pessoas com deficiência. Também no caso do Doutorado, caso as cotas não sejam preenchidas, com exceção das vagas PCD, reverte-se a vaga para os demais candidatos.
Não há obrigatoriedade do preenchimento das vagas totais do Mestrado e Doutorado. Todas as orientações dos Processos Seletivos, incluindo os formulários de Recurso, de Pontuação de Currículo e o de Modelo de Projeto, acompanham os Editais anuais para a Seleção de Mestrado e de Doutorado.
OBSERVAÇÃO
Mesmo quem ainda não concluiu a graduação e/ou o mestrado, pode se inscrever. Neste caso, é preciso anexar uma declaração do seu curso atual, indicando quando será o possível término. No entanto, para fazer a MATRÍCULA, é preciso o devido documento de CONCLUSÃO.
Perfil do Egresso
O Programa tem como objetivo principal a formação e o aprimoramento de profissionais comprometidos com o avanço do conhecimento no campo da Comunicação para o exercício de atividades de pesquisa e magistério superior, e de outras que impliquem conhecimento qualificado sobre os discursos midiáticos e as tecnologias da informação e da comunicação relacionados às práticas sociais cotidianas.
As dissertações defendidas refletem a excelência em capacidade de pesquisa por parte dos egressos do Programa, com possibilidade de aplicação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes contextos sociais, profissionais e regionais.
O Programa visa, particularmente, a demandas até então não atendidas por grande parte dos PPGs da região e do país, de reflexões críticas sobre a comunicação com outros campos de práticas sociais e profissionais.
Nesta perspectiva, então, oferece oportunidade para pesquisas relacionadas à crítica de mídia, às mudanças nas condições de produção jornalística e publicitária, aos processos de digitalização e convergência das mídias, às apropriações sociais das tecnologias digitais, às narrativas audiovisuais e hipermidiáticas, às ações de publicidade pública e comunitária, à comunicação socioambiental, às discussões entre ética e comunicação, às condições de recepção da mídia, aos aspectos comunicativos da memória social, cultural e histórica, além de investigação das relações entre Mídia e Educação.
Vale destacar que levantamentos que consolidaram a proposta do PPGMC indicavam grande interesse nessas abordagens para aplicação em práticas educativas formais e não formais, desenvolvimento de mídia regional, comunicação visual em planejamento urbano, comunicação comunitária, formulação de políticas públicas e privadas de comunicação, campanhas de consumo consciente, projetos de defesa de direitos (advocacy), inclusão sociodigital no âmbito do chamado “terceiro setor”, entre outros.
O Curso de Doutorado em Mídia e Cotidiano da UFF se constitui para formar um profissional comprometido com o avanço do conhecimento no campo da Comunicação e com habilidades acadêmicas e extra-acadêmicas suficientes para que participe ativa e criticamente de atividades de pesquisa e do magistério superior ou outras que envolvam conhecimento qualificado sobre os discursos midiáticos e as tecnologias da informação e da comunicação relacionados às práticas sociais cotidianas. As teses defendidas deverão refletir excelência em capacidade de pesquisa por parte dos egressos do Programa, com possibilidade de aplicação dos conhecimentos desenvolvidos em diferentes contextos sociais, profissionais e regionais.
Os egressos do Doutorado em Mídia e Cotidiano devem ser capazes de estudar, examinar e produzir conhecimento, aplicando metodologias capazes de dar conta do pensamento e dos saberes do seu foco específico e na inter-relação que este mantém com os demais segmentos da Comunicação e áreas afins. São, assim, capacitados a desenvolver estudos, pesquisas e projetos que envolvam o universo da comunicação no âmbito dos discursos midiáticos e práticas sociais, manejando pressupostos adequados ao envolvimento com os meios de comunicação, com a convergência midiática e com a midiatização da sociedade e da cultura frente à disseminação dos avanços e inovações tecnológicas que perpassam o cotidiano social.
Como pesquisadores, os doutores em Mídia e Cotidiano devem ser capazes de elaborar projetos de pesquisa conforme aos padrões demandados pelas principais agências de fomento nacionais, assim como coordenarem a sua execução, considerando, sempre, como indicadores de excelência, a interlocução com pesquisadores nacionais e internacionais e o imperativo de apresentar os resultados das investigações à comunidade científica na forma de publicação em livros, capítulos de livros e periódicos qualificados. Devem, ainda, ter competência para elaborar processos e produtos relevantes e inspiradores, mobilizando segmentos sociais diversos na academia e sociedade em geral.
Como professores, devem estar qualificados para exercer a docência tanto no âmbito da graduação como no da pós-graduação, desenvolvendo pesquisas e práticas que assumam perspectivas críticas no seu fazer cotidiano. Como profissionais, buscar estratégias mais qualificadas para o desenvolvimento de suas atividades, de modo a elaborarem e implementarem processos de produção que contribuam para uma reflexão crítica para o campo da Comunicação, em áreas distintas como desenvolvimento de mídia regional, comunicação visual em planejamento urbano, comunicação comunitária, formulação de políticas públicas e privadas de comunicação, campanhas de consumo consciente, projetos de defesa de direitos (advocacy) e inclusão sociodigital no âmbito do chamado “terceiro setor”, entre outras. Também devem manter o diálogo com pesquisas desenvolvidas no cenário internacional, buscando completar a formação e/ou em espaços de atuação profissional.
Vale ressaltar que tal perfil redimensiona e aprofunda o trabalho que já vem sendo desenvolvido no âmbito do Mestrado, considerando-se que se compreende que a formação no Doutorado implica em, de fato, garantir a autonomia e consistência da formação do pesquisador, do professor e do profissional. Sob esta compreensão, o Doutorado também oferece oportunidade para o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à crítica de mídia, às mudanças nas condições de produção jornalística e publicitária, aos processos de digitalização e convergência das mídias, às apropriações sociais das tecnologias digitais, às narrativas audiovisuais e hipermidiáticas, às ações de publicidade pública e comunitária e da comunicação socioambiental, às discussões entre ética e comunicação, às condições de recepção da mídia, aos aspectos comunicativos da memória social, cultural e histórica e, ainda, às relações da comunicação e educação.
Calendário
O calendário do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano é definido pelo seu Colegiado de Curso. Ele busca seguir o calendário escolar e administrativo da Universidade Federal Fluminense, com pequenas adaptações, se for necessário, em função da carga horária das disciplinas e/ou outras atividades. Assim, você pode conferir no link abaixo as principais datas relacionadas à vida acadêmica do PPGMC a cada semestre, com as indicações de período letivo tais como: período de matrícula, atividades docentes e discentes, feriados, reuniões e outras informações que o Programa considera importante para você acompanhar a vida acadêmica e administrativa da Pós.
Também é importante verificar o Quadro de Horário das disciplinas que são ministradas em cada semestre. Basta ingressar no menu Calendário/Horário ou, também, clicar no mosaico identificado do mesmo jeito, ou seja, Calendário/Horário, no canto direito da tela. Ou, ainda, à direita desta página, no menu “Quadro de Horário”. Ali você encontra, inclusive, todos os horários e disciplinas do PPG em Mídia e Cotidiano no quadriênio 2017-2020.
Quadro de Horários
Histórico das disciplinas do PPGMC (quadriênio 2021-2024)
Dando continuidade ao processo de memória do PPGMC, o que facilita às pessoas terem uma visão mais objetiva das atividades que desenvolvem, continuamos a publicar aqui o histórico do quadro de horário do novo quadriênio que iniciou em 2021. Basta clicar nos links abaixo.
- Quadro de horário do 1º semestre de 2024 – PPGMC
- Quadro de horário do 2º semestre de 2023 – PPGMC
- Quadro de horário do 1º semestre de 2023 – PPGMC
- Quadro de horário do 2º semestre de 2022 – PPGMC
- Quadro de horário do 1º semestre de 2022 – PPGMC
- Quadro de horário do 2º semestre de 2021 – PPGMC
- Quadro de horário do 1º semestre de 2021 – PPGMC
Histórico das disciplinas do PPGMC (quadriênio 2017-2020)
Para quem quiser conhecer mais o nosso Programa, veja abaixo o histórico do quadro de horário do quadriênio, iniciado em 2017, quando o PPGMC subiu de nota (de 3 para 4) em sua primeira avaliação e, no ano seguinte (2018) também teve o seu doutorado aprovado.
- Quadro de horário 2º semestre de 2020 – PPGMC
- Quadro de horário 1º semestre de 2020 – PPGMC
- Quadro de horário 2º semestre de 2019 – PPGMC
- Quadro de horário 1º semestre de 2019 – PPGMC
- Quadro de horário 2º semestre de 2018 – PPGMC
- Quadro de horário 1º semestre de 2018 – PPGMC
- Quadro de horário 2º semestre de 2017 – PPGMC
- Quadro de horário 1º semestre de 2017 – PPGMC
Qualificação
Trata-se de um texto que habilita a(o) candidata(o) para o desenvolvimento e a finalização de sua pesquisa, seja dissertação ou tese, que será submetido a uma banca composta por professoras(es) doutoras(es) do PPGMC bem como outras instituições. No PPGMC consiste regularmente em uma Introdução e um capítulo de sua dissertação ou tese.
Defesa de dissertação ou tese
A defesa da dissertação ou da tese é momento de apresentação do trabalho final realizado para uma banca avaliadora formada por professoras(es) doutoras(es) de Instituições de Ensino Superior que contam com Programas de Pós-graduação na área e podem contribuir com reflexões para o aprimoramento dos trabalhos e a continuidade de futuras pesquisas.